Conteúdo VIP

Coloque o seu email aqui para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Alecrim com problemas  

Adrianobh
Membro Ativo

Olá pessoal,

Dúvida rápida de alecrim.

Já tive um que foi morrendo e morreu. Fui ler bem depois que alecrim não curte muita rega e então com isso descobri o motivo do primeiro alecrim ter morrido.

Pelas informações colhidas na net o cuidado é basicamente dois, pouca rega e muito sol.

Agora com um novo alecrim estou regando pouco mas não está funcionando.

Coloco o alecrim na janela que recebe praticamente todo sol da tarde e ultimamente o sol aqui na cidade do rio de janeiro está muito forte, está muito quente aqui.

Se fica mais de um dia sem rega as pontas começam a tombar/murchar. 

Ele já veio em um vaso de médio para grande de plastico e parece que o solo não retem muita agua porque ao colocar um copo de agua mais ou menos já percebo que a agua desce para o potinho logo abaixo do vaso.

Estou sem saber o que fazer, tiro do sol forte que bate nela? Faço uma rega diária? Troco o material do vaso? Mudo o solo?

Enfim, alguém ajuda? 

 

Edited: 7 meses  ago
ReplyQuote
Posted : 27/01/2017 8:53 am
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Bom Dia Adriano!

Você tem razão quanto ao cultivo do Alecrim, no entanto, precisa considerar alguns pontos!

Estas condições são em solo. Quando plantadas no chão, as raizes aprofundam e buscam água, assim como a superfície do solo protege as raízes do calor.. No solo o ambiente fica mais estável em resumo. Já em vasos, o sol incide por cima e pelos lados, resultando que o solo "ferve".. Ainda mais na sua região.... 

Outra consideração é que ele precisa se adaptar a nova casa e isso é muito importante... Se ele mostra sinais como disse, de murcharem os ramos é porque ele está lhe dizendo que o sol está demasiado...

Se você tiver uma janela que fique mais protegido do sol das horas mais quentes do dia, seria uma boa ação...

Importante, até que você se acostume com a linguagem dele, seria ir avançando o vaso aos poucos para o sol forte... Ao longo de um tempo. fazer essa adaptação...

O vaso profundo e largo melhor... Ele pode se desenvolver mais plenamente...

Cuidar do solo é imprescindível... Leve sempre composto orgânico ao solo com a intenção, não de adubar a planta ou a terra e sim com a intenção de nutrir a vida de bactérias, fungos e pequenos seres, benéficos,  que habitam o solo. São através deles e da raiz da planta que os nutrientes conseguem se deslocar para o interior da vegetação... Se houverem neste vaso plantas espontâneas, não retire, somente se perceber que estão de fato tomando conta do espaço do Alecrim... A Diversidade no solo também ajuda o solo a manter esses pequenos seres mágicos.

Mantenha sempre o solo protegido por uma camada superficial de folhas, ou palha, ou até mesmo casca de pinus.. Isso protege o solo das chuvas e do sol direto...e mantém a umidade natural dele... Muito importante isso...

A maneira como você lida com seu alecrim e com este solo que o acolhe, o pensamento que leva a ele, a intenção com que cuida, refletem-se diretamente no seu desenvolvimento e no seu aspecto... Perceba isso dia a dia...e terá uma rica experiência com a natureza...

Abraço e Boa Sorte 

ReplyQuote
Posted : 01/02/2017 7:38 am
Adrianobh
Membro Ativo

Olá Fábio, 

Muito obrigado pela texto bem esclarecedor.

Na primeira vez que coloquei ele na janela que pega o sol da tarde eu percebi que ele murchou um pouco. Reguei na parte de noite e na parte da manhã já estava legal.

No dia seguinte coloquei ele na janela que recebe somente o sol da manhã, murchou um pouco e desde então está murchando cada vez mais como pode ser visto na foto abaixo.

O que faço é, deixo ele na janela o dia todo, recebe a luz do sol da manhã diretamente e na parte da tarde fica na sombra.

Na parte da noite tiro ele da janela com medo de pegar chuva e para tirar do comodo que vai ser ligado o ar condicionado e deixo na sala.

Acordo cedo e volto com ele para janela.

Vou fazer o que orientou em colocar a casca de pinus na superficie, ontem já retirei algumas pontas para tentar fazer novas mudas, vai que ele morre.

O alecrim é muito difícil de cuidar, só não é mais difícil do que o orégano, esse ultimo já desisti! rs

Muito obrigado pela explicação mais uma vez! 🙂

 

 

 

Edited: 7 meses  ago
ReplyQuote
Posted : 01/02/2017 7:56 am
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Bom Dia...

Se você puder enviar foto dele inteiro, mostrando inclusive vaso...teremos mais clareza..

Pode ser que ele seca tb por falta de água... Na imagem que nem sempre é fiel...me pareceu estar com falta de água... Esta foto que enviou foi feita após o sol da manhã que vc diz ser o que ele está recebendo agora?

Também converse com ele... e peça desculpas de tê-lo chamado de complicado... Eles refletem o seu sentimento...por isso leve a ele o seu melhor e mais positivo...! Interessante esse andar seu com ele pela casa...pode dar certo...e parabéns pelo cuidado que está tendo..

Abraço

ReplyQuote
Posted : 02/02/2017 11:50 am
Adrianobh
Membro Ativo

Olá Fabio Vincezo,

A foto que eu enviei foi feita após o sol da manha, por volta de 13:00 se não me engano. 

No lugar que estou mantendo ele mesmo.

Tirei essa foto abaixo agora no final do dia do vaso completo como você comentou...

Não sei se é possível identificar alguma coisa.

Digo que estou com receio de ficar fazendo regas diarias nele, já tive um alecrim que apodreceu as raízes, mas também estou sem saber quando é o momento mais adequado de fazer essa rega.

 

 

ReplyQuote
Posted : 02/02/2017 7:45 pm
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Se puder evitar de ter prato de fundo, melhor...

Regue mais vezes, sem problema... O que não pode é ter um solo encharcado, sempre úmido..

Se vc nota que logo escoa e no dia seguinte ele volta a estar seco, regue...

O que vai te ajudar nisso, seria incluir composto e tb colocar generosa camada de folhas ou o pinus que te pareceu melhor por cima...

Está tudo certo...

Boa Sorte

ReplyQuote
Posted : 03/02/2017 8:26 am
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Lembre que para a frequência das regas não há regra e sim observação.. Terá que mudar a forma como rega no Alto Verão para quando rega em outras estações e ainda assim variando mesmo dentro delas...

Ab

ReplyQuote
Posted : 03/02/2017 8:42 am
  
Working

Please Login or Register