Conteúdo VIP

Coloque o seu email aqui para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Ixora sem flores  

thiagofgui
Membro Ativo

Boa noite pessoal! Então. Estou com um canteiro de ixoras vermelhas em minha casa, e apesar de bem iluminadas e com regas regulares, quase diárias, elas pararam de dar flores! Estão com as folhas bonitas, grandes e bem verdes, e pegam bastante sol durante o dia. Mas as flores mesmo, nada!

Como é uma planta de floração perene (acredito eu) e que gosta de regas e sol, não sei o que pode estar acontecendo. Alguem tem alguma dica? Obrigado!

ReplyQuote
Posted : 12/04/2017 8:32 pm
Wittrock2014
Membro Honorável

Você poda muido os arbustos? A ixora não gosta de podas drásticas, apenas retire flores e galhos velhos. As tardes são muito quentes onde você mora (tipo, litoral)? É bom providenciar um pouco de sombra para esse horário. Você diz que as flores estão verdes, quer dizer, verde-escuro? Se estiverem verde-claras, é falta de ferro. Deixe uns pedaços de Bombril de molho em água por 24 a 48 horas e regue as plantas com essa solução. Utilize fertilização química líquida rica em potássio, ele ajuda na floração. Não quer tirar algumas fotos? É mais fácil identificar o problema.

ReplyQuote
Posted : 15/04/2017 2:39 pm
thiagofgui
Membro Ativo

Opa! boa tarde! Só fui ver a resposta agora, rs. Foi mal.

Estou enviando uma foto com as plantas. Como da pra ver, as folhas estão bem bonitas, grandes, de um verde escuro e tal, mas não dão flores! Nunca podei, porque comprei como mudas entao ainda nao estao tao grandes a ponto de poda-las. Aqui costuma ser quente, mas de um tempo pra ca ja nao tem feito tanto calor. Enfim, nao sei se isso é comum ou se foi algo que eu fiz ou deixei de fazer.

ReplyQuote
Posted : 06/05/2017 2:26 pm
thiagofgui
Membro Ativo

Ninguem saberia me ajudar? 

ReplyQuote
Posted : 11/05/2017 10:27 am
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Boa Tarde...

Um convite que a natureza nos faz é o de nós Humanos, é o de deixar de lado esta mania que temos de controlar a tudo e achar que tudo está em nossas mãos e domínio..

É preciso acompanhar junto com elas o processo… cuidar delas sem expectativa… Claro ter a floração em mente como você deseja, mas, é este cuidar e acompanhar, desenvolvendo em nós o sentimento de gratidão pela natureza…o sentimento de respeito pelos diferentes seres é que terá uma resposta da natureza…. Este é o principal que deve ter em mente ao cuidar das suas plantas… este é o principal foco e intenção… Desenvolver em si mesmo um sentimento de gratidão e respeito aos processos naturais…a natureza das coisas… A Natureza está fazendo este convite…aceite o quanto puder, neste momento, um pouco que seja, o sentimento irá crescendo e se fortalecendo..

Outro aspecto que precisa observar e dentro deste mesmo sentimento é a relação com o solo que está por baixo das pedras..e acolhendo suas plantas… O solo precisa ser visto como um ser vivo que é, portanto, se puder, remova estes seixos e opte por cobrir o solo com cascas de pinus, folhas secas ou mesmo aparas de grama já secas.. Leve na camada superficial do solo composto orgânico, como folhas em decomposição.. Bokashi outra opção… Faça isto não com o sentimento de adubar a terra e sim de levar a vida microbiana que vive no solo… Esta vida é a que nutre as plantas, acredite… Este cuidado e respeito ao Solo fortalece todo o sistema… Em breve terá o retorno da natureza em bonitas flores como deseja… 

Se você tem sol ao menos umas 6 horas por dia nelas, água com frequência e este olhar.. Esteja certo que mais tarde mais cedo, acontece naturalmente…. Vejo que há camarões também não é?

já estão florindo… O verde escuro indica menos sol… mas você disse que recebem sol direto dia todo não é mesmo?

Abraço e Boa Sorte 

 

 

ReplyQuote
Posted : 11/05/2017 4:36 pm
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Desculpe alguns erros de texto… Tentei alterar mas o sistema não permite…!

 

ReplyQuote
Posted : 11/05/2017 4:55 pm
thiagofgui
Membro Ativo

Amigo, eu tenho todo esse cuidado sempre. rs. Tirando a questão dos seixos, indicada por voce, estou sempre regando, cuidando, limpando... esse jardim é o xodó la de casa. kkkk

 Mas a questão das flores, eu perguntei não somente pela estética, mas pela propria saude da planta, visto que é comum que a ixora esteja sempre florida. Pelo menos nunca vi nenhuma, que, mesmo pequena, nao tenha flores. Por isso minha preocupação, queria saber se eu estou errando em algo ou se é um processo natural dela ter esse periodo sem floração. 

ReplyQuote
Posted : 11/05/2017 5:07 pm
thiagofgui
Membro Ativo

Sim, tem camarões juntos. Esses sim estão floridos e bem bonitos, apesar de ainda pequenos. 

ReplyQuote
Posted : 11/05/2017 5:08 pm
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Bom Dia!

Tenho certeza que todas as pessoas que vem ao Forum para trocar dúvidas e conhecimentos, tem um comprometimento e cuidado especial com as plantas e este é o seu caso.. Suas plantas estão bonitas e bem cuidadas com certeza… Eu apenas me referi que nós Seres Humanos temos essa tendência de controlar a tudo, relações, doenças, situações, etc. Fazemos isto até mesmo com outros Seres Humanos.  Quando lidamos com a natureza,  acabamos após exaustivas tentativas chegando a conclusão que não é assim… E nisto eu me incluo também, quando vou me dar conta estou fazendo coisas que tendem a controlar as situações..

Com relação aos seixos… não há nada de errado, faça como achar melhor… Eu particularmente, não gosto de usar, pois, dificulta o trato com o solo, e é nisto que você deve focar, conforme já escrevi..e também, devido ao peso, os seixos acabam compactando o solo e isto é uma sensação que tenho, nem sempre é um fato.

Abraço e Boa Sorte

ReplyQuote
Posted : 13/05/2017 6:33 am
  
Working

Please Login or Register