Conteúdo VIP

Coloque o seu email aqui para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Jabuticabeira  

Sandra Regina
Membro Ativo

Olá, faz tempo que não apareço por aqui!

Minha jabuticabeira está carregada de folhas novas e sadias. Floriu e já apontam pequeninos frutos. Porém, as folhas antigas que ainda não caíram, estão com a parte inferior cheia de algo branco e esfarelento. Vejo que está se espalhando devagarinho para galhos próximos. folhas novas ainda sadias. Tenho tirado manualmente folha por folha. Desinfeto ferramentes, tesoura. uso luvas e lavo as mãos. Tento evitar proliferação. mas, todos os dias, pela manhã aparecem mais. O que fazer?

ReplyQuote
Posted : 03/09/2017 9:09 am
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Bom Dia!

Parabéns por notar as folhas novas e antigas, isto é saber observar a Natureza...e com isto chegamos a conclusão que pouco devemos interferir...

Se sua Jabuticaba está em solo rico em material orgânico, coberto por  camada de folhas... Se está no Sol pleno, logo ela se recupera... Faz parte desenvolverem-se pulgões nas épocas que as folhas estão para ser trocadas e se está saudável como tentei te colocar, ela sai disso sozinha....

Não use, não há necessidade de adubos do tipo NPK, pois, se observar não a curto prazo, estes adubos acabam intoxicando o Solo e a médio longo prazo a planta desequilibra.. Faça como a natureza... deixe as folhas no solo e se tiver composto também pode colocar.. Caso estejam e vasos principalmente...  

Pode também caso esteja realmente achando que estão aumentando e tomando conta das partes. novas, então como primeira intervenção, dê um bom banho nela com esguicho...remova manualmente como vc já disse fazer... em paralelo veja se há alguma questão no ambiente que possa não estar adequada com a espécie..

Se puder coloque também imagem, ajuda muito no esclarecimento...

Boa Sorte 

ReplyQuote
Posted : 07/09/2017 11:00 am Sandra Regina liked
Sandra Regina
Membro Ativo

Olá, obrigada pela resposta. Tirei todas as folhas contaminadas, ou seja, todas as folhas antigas. Acho que eram cochonilhas. Agora só folhas novas e continuam brotando. Está com flores. Como não chove, tenho regado diariamente. Por intuição, já estava lavando as folhas.  infelizmente não tínhamos vivencia em jardinagem e nosso jardineiro estava iniciando na função. Não está em local muito adequado, mas assim mesmo, linda!!Está frutificando há dois anos, poucas frutinhas mas doces!!!!!! 

ReplyQuote
Posted : 19/09/2017 1:09 pm
Sandra Regina
Membro Ativo

Tentei enviar foto na primeira postagem. Não consegui. Aqui vai uma folhinha contaminada.

ReplyQuote
Posted : 19/09/2017 1:18 pm
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Boa Noite...

Pqe considera que ela não está em local adequado?

GRato

ReplyQuote
Posted : 21/09/2017 8:31 pm
Sandra Regina
Membro Ativo

Oi Fabio, plantamos a jabuticabeira muito próximo do muro e da muda de acerola. A acerola cresceu muito mais rápido e está bem alta. Aí faz sombra na jabuticabeira. Do outro lado, um pouco mais distante, tem um pé de pitanga, que já estava na casa e é bem alto. Colhemos algumas jabuticabas doces. Muita acerola (congelamos), muita pitanga e muita mexerica. Muita geleia!!!!! Amo meu jardim. 

Abraço

 

Sandra

ReplyQuote
Posted : 21/09/2017 9:19 pm
Fabio Vincezo Lorente
Membro Ilustre

Oi Sandra... Este seu sentimento pelo jardim faz toda a diferença...  O método da Agricultura Natural  reconhece o solo como um organismo vivo e que se amado e respeitado, ele responde com fartas colheitas... A terra, dentro do ciclo natural da natureza, recebe as folhas que caem da vegetação, protegendo-0 do sol e chuvas diretas, assim como mantendo-o úmido. Desta forma o solo é ricamente habitado pelos Seres (fungos, bactérias, insetos, anelídeos, etc..) que transformam o que cai ao solo em nutrientes para as plantas... Assim o solo deve ser reconhecido pelo Ser Humano.

Pode ser mesmo a questão de luz ou também de pouca ventilação...

Parabéns

 

ReplyQuote
Posted : 23/09/2017 1:50 pm
  
Working

Please Login or Register